"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PRÉ-HISTÓRIA

Teve início há 4,5 milhões de anos; Hominídeos: família de ancestrais; Período marcado pela evolução da espécie humana; Divido em: Paleolítico, neolítico e idade dos metais.


PERÍODO PALEOLÍTICO: Os primeiros homens eram nômades, ou seja, não tinha uma residência fixa, viviam trocando de lugar de acordo com as suas necessidades. O seu local de habitação eram as cavernas. O alimento era conseguido através da coleta e da caça, ainda bastante rudimentar; os instrumentos utilizados para a caça eram ossos e pedras, que utilizavam também para a defesa contra os animais ou outros grupos humanos. Nesse período da história inventaram o anzol, arpão, arco-e-flecha, lança etc. Já existia uma divisão do trabalho, mesmo que rudimentar, os critérios eram sexo e idade. Um dos acontecimentos mais importantes é o domínio do fogo. Desenvolvimento da linguagem oral. Pinturas rupestres. É importante, ao analisarmos a pré-história, sempre imaginar uma sociedade bem coletiva, tudo era divido, organizado e decidido em grupo.


PERGUNTAS

1. Qual a importância do fogo no período paleolítico? Compare essa importância com o papel desempenhado do fogo nos dias atuais.

2. Qual é o papel desempenhado pela pintura rupestre nesse período?

3. De que forma os acontecimentos desse período influenciam na nossa vida atualmente?


PERÍODO NEOLÍTICO: O Sedentarismo, ligado ao surgimento da agricultura, é um dos principais fatos desse período, alguns até dão o nome de Revolução Neolítica ou Revolução Feminina para esse acontecimento; feminina, pois foram as mulheres que primeiro desenvolveram a agricultura. Com a especialização dos instrumentos, passaram a domesticar animais, exercendo o pastoreio. Os homens, do período neolítico, viviam uma espécie de comunismo, comunismo primitivo, no qual, a coletividade reinava. Começou, então, a formação de grupos mais complexos, aparecendo pela primeira vez um Líder para orientar, digamos assim, a sociedade. Com isso, a produção começou a ter excedentes, e a economia ia começando a ter um novo ingrediente, as trocas. Invenção da roda, confecção de tecidos, desenvolvimento de meios de transportes.


PERGUNTAS

1. O que provocou a fixação do homem nesse período da história? Quais são as vantagens dessa fixação na vida do homem primitivo?

2. O comunismo primitivo existe ainda hoje em algum lugar? Se existe, onde?

3. A economia desse período, caracterizada pela troca, influencia de que forma para o homem exercer o poder sobre outros homens.


IDADE DOS METAIS: Uso do cobre; Desenvolvimento da técnica de fundição; Domínio do Ferro, metal mais leve e resistente; Todos esses desenvolvimentos tecnológicos, provocou uma superioridade militar, e consequentemente melhorias na qualidade de vida, uma vez que o homem pode se adequar melhor às condições naturais e sociais.


FIM DA PRÉ-HISTÓRIA: É marcado pelo surgimento da escrita e das primeiras Civilizações.


PERGUNTAS

1. Qual a influência exercida pelo domínio dos metais, quando se trata de proteção, domínio de novos territórios, no geral: na qualidade de vida?

2. O que marca o período de transição da “Pré-História” para a “História”? Em sua opinião a História só começa quando acaba a Pré-História? Ou, antes, já pode ser considerada História? Se pode, porque pode ser considerado e se não, porque não pode?

3. Qual a importância da escrita nesse período? E nos dias atuais, qual a importância do conhecimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário