"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

sexta-feira, 16 de abril de 2010

HISTÓRIA ANTIGA - EGITO



EGITO ANTIGO: Civilização hidráulica, situada no crescente fértil, às margens do Rio Nilo, com um governo teocrático e uma economia agrária de regadio, baseado no modo de produção asiático. Essa civilização é dividida em dois períodos: Pré-Dinástico e Dinástico.


SOCIEDADE EGÍPCIA: Estratificada e Estamentada, ou seja, não havia mobilidade de classes, se alguém nascesse escravo morreria escravo, se nascesse nobre morreria nobre.


ECONOMIA: Dividia-se em Agricultura, que era a principal atividade econômica, utilizava a irrigação, produziam trigo, cevada e papiro – por exemplo, baseava-se no modo de produção asiático: ou seja, a terra pertencia ao Estado (Faraó), mas o camponês podia cultivá-la, pagando parte da produção como impostos pelo uso da terra; as condições naturais do Rio Nilo, fizeram do Egito o maior celeiro agrícola da antiguidade. E comércio, que era atividade econômica secundária, porém, bastante desenvolvida; comercializavam muita coisa, conheciam o dinheiro e realizavam transações financeiras.


RELIGIÃO: Era politeísta, ou seja, cultuavam vários Deuses (são exemplos deles: Rá, Hórus, Anúbis, Toth etc.); Eram Deuses antropozoomóficos, ou seja, tinham formas de homem e animal; O local de adoração desses Deuses eram os templos. Viviam uma teocracia, ou seja, o Faraó era considerado um Deus vivo, com isso havia uma adoração muito grande para com os Faraós (Teofania). Crença na magia e astrologia e na vida após a morte (mumificação). Reforma Religiosa de Amenófis IV: Devido ao grande poder que os sacerdotes estavam exercendo no Egito, Amenófis com intuito de aumentar o seu poder, impõe o culto a um só Deus, acabando temporariamente com o Politeísmo.


ARTE: Na arquitetura, realizavam obras grandiosas, feitar de pedra, construíram pirâmides, templos, mastabas e hipogeus. Literatura, o livro dos mortos era o principal livro da literatura, continha ensinamentos da alma para o caminho além da vida. Ciência, eles eram desenvolvidos na química e medicina, devido à prática da mumificação. Escrita, hierógrifos – escrita considerada sagrada e seu uso só era permitido aos sacerdotes; hierática – era uma simplificação do hieróglifo, usada em documentos oficiais; demótica – surgiu mais recentemente e o seu uso era mais popular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário