"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CIVILIZAÇÃO ANTIGA: PERSAS


Os persas e os medos ocuparam o planalto do Irã por volta do século VIII a.C. inicialmente os medos dominaram os persas até que um príncipe persa, chamado Ciro, dominava os medos iniciando a dinastia dos Aquemênidas.


PRINCIPAIS REIS PERSAS

· CIRO: Conquistou os medos, dando início ao império persa; libertou os hebreus; conquistou os caldeus, acabando com o domínio mesopotâmico;

· CAMBISES: Amplia o império persa com a conquista do Egito (batalha de pelusa – 525 a.C.);

· DÁRIO I: Máxima extensão do Império Persa; criação do dárico (moeda única); criação da estrada real, que ligava Susa a Persépolis e Pasárgada, tinha cerca de 2700 quilômetros, seu objetivo era facilitar a comunicação. Criação do correio real.


DUALISMO RELIGIOSO: o duelo entre as forças do bem e do mal. Tendo como grande profeta Zoroastro, a religião masdeista propagou essas estruturas antagônicas de pensamento na cultura religiosa dos persas


Obs.: Para dinamizar o comércio entre as cidades persas, Dario também promoveu um processo de padronização monetária através da criação de uma moeda única chamada dárico. Paralelamente, um conjunto de estradas que interligavam as principais cidades do império persa – como Pasárgada, Susa e Persépolis – facilitava a circulação de mercadorias e informações pelo território.



Nenhum comentário:

Postar um comentário