"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

sexta-feira, 16 de abril de 2010

HISTÓRIA ANTIGA - MESOPOTÂMIA



Civilização hidráulica, situada no crescente fértil, entre dois rios Tigre e Eufrates (atual Iraque), com um governo teocrático e uma economia agrária de regadio, baseado no modo de produção asiático.


SOCIEDADE:
Dividida e sem mobilidade


ECONOMIA: Tinha a agricultura como principal atividade econômica, utilizavam a irrigação. Ex.: trigo e cevada. Baseava-se no modo de produção asiático – servidão coletiva. Comércio, atividade econômica secundária, bastante desenvolvida, comercializavam com diversidade.


RELIGIÃO: Era politeísta (cultuavam vários Deuses, como EA, Marduque, Shamash, Enlil etc.). Atropomorfismo (os Deuses tinham forma de homem). Os Deuses eram adorados em templos. Viviam uma Teocracia, ou seja, o poder político e administrador se confundia com o religioso, uma vez que, o Patesi (rei) era considerado uma representação dos Deuses. Acreditavam na magia e astrologia e não acreditavam na vida após a morte como os egípcios.


ARTE: Possuía uma função decorativa (templos e palácios). Na ciência, desenvolveram a matemática e astrologia. Na escrita, utilizavam a cuneiforme e de ideogramas. E na literatura, destacou-se a epopéia de Gilgamesh – livro mais antigo da história.


O LEGADO DA MESOPOTÂMIA: Operações aritméticas, raiz quadrada e cúbica, sistema sexageral (60 minutos, 60 segundos), circulo com 360°, ano com 365 dias – 12 meses – 30 dias – com semana de 7 dias, crença na influência dos astros (astrologia), horóscopo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário