"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HISTÓRIA ANTIGA - HEBREUS


Povo de origem mesopotâmica, que liderados por Abraão, mas, guiados por Deus, partem em busca da terra prometida (Canaã).


DIVISÃO DA HISTÓRIA HEBRAICA: É divido em Fase dos patriarcas, fase dos juízes e dos reis.

· FASE DOS PATRIARCAS: Liderados por Abraão os Hebreus deixam a mesopotâmia. O Patriarca era o líder do povo hebreu, era o chefe militar, políticos, religioso e juiz. O início da civilização hebraica se dá com a chegada dos hebreus à Canaã, às margens do rio Jordão. No entanto, uma grande fome obriga os hebreus a irem para o Egito. Êxodo: Fuga dos hebreus a eram para o Egito, onde serão escravizados. Os 10 mandamentos: Conjunto de regras morais, jurídicas e religiosas, que reeducaria o povo hebreu. Números: Foi, os quarenta anos que os hebreus vagam no deserto, comemora-se com os tabernáculos.

· FASE DOS JUÍZES: Retorno dos hebreus a Canaã e conflitos com os Filisteus. Houve a divisão dos hebreus em dose tribos (Abraão – Isaac – Jacó – 12 filhos – 12 tribos). Os Juízes: surge a partir da necessidade de unificar os hebreus na luta contra os filisteus.

· FASE DOS REIS: Saul, primeiro rei, foi ungido por Samuel, derrota os filisteus em algumas batalhas. Davi, organiza o exército hebreu, derrota e expulsa os filisteus, organiza o governo e o reino, e escreve os salmos. Salomão, foi marcado pelo apogeu da Civilização hebraica, desenvolvimento do comércio, reformas e melhorias na cidade de Jerusalém, construção do templo de Jerusalém. No entanto, os altos impostos causa o descontentamento da população.


CISMA: Ocorrido após a morte de Salomão, dividiu o povo hebreu em: Reino de Israel, liderado por Geroboão, capital Samaria, formado por 10 tribos; e Reino de Judá, liderado por Roboão, capital Jerusalém, formado por 2 tribos. A causa do cisma foram os altos impostos cobrados por Salomão.


Obs.: Em 756 a.C. os assírios conquistaram e destruíram o reino de Israel; em 586 a.C. os caldeus de Nabucodonossor conquistam e escravizam o reino de Judá (cativeiro da babilônia); em 539 a.C. Ciro I, rei dos persas, liberta os hebreus permitindo o retorno para a terra prometida; em 333 a.C. Alexandre da Macedônia conquista a região. Depois, os romanos conquistam a região, anexando-a com o nome de província da Judéia.


DIÁSPORA: Expulsão dos hebreus de sua terra, pelo imperador romano Tito – 70 d.C. No século XIX começa o movimento sionista (desejo de voltar a Jerusalém); criação do Estado de Israel em 1948.


LEGADO CULTURAL HEBRAICO: Deixaram a religião monoteísta e o velho testamento (tora); Influenciou duas grandes religiões, o Cristianismo e o Islamismo; A diferença entre judaísmo e cristianismo, está na figura de cristo, considerado o messias apenas para os cristãos.


4 comentários: