"Eu me consideraria o mais ditoso dos mortais se pudesse fazer com que os homens se curassem dos seus preconceitos. Chamo de preconceitos não o que nos faz ignorar certas coisas, mas o que nos leva à ignorância de nós mesmos."
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HISTÓRIA ANTIGA - FENÍCIOS




Povo de origem semita que ocupava a margem oriental do mediterrâneo e que ficaram conhecidos como os maiores comerciantes e navegadores da antiguidade.


ECONOMIA: Comercializava praticamente tudo, sendo seu principal produto os tecidos vermelhos. As causas para serem grandes navegadores consistia em que moravam em lugares de solo pobre, localização geográfica favorável.


ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: Eram descentralizados politicamente; organizavam-se em cidades-estados independentes; ex.: Biblos, Sidon e Ugarit; essas cidades podiam ser república ou monarquias ou podiam ser administrados pelo sufeta (homem mais velho). Na fenícia predominava a Talassocracia: governo dos comerciantes marítimos.


RELIGIÃO: Eram politeístas (ou seja, cultuavam vários Deuses), praticavam sacrifícios humanos. Ex. de Deuses: Dagon, Baal, Astaroth e Belzebuth.


LEGADO CULTURAL: Invenção do alfabeto.





3 comentários: